3 motivos que dificultam ter uma barba perfeita
Homem se barbeando

DATA DA POSTAGEM

O ato de se barbear é a mais antiga forma de cuidados estéticos do homem na História. Há relatos de ocorrer há mais de 8000 anos! Desde pedras afiadas e dentes de tubarão até os modernos barbeadores elétricos de hoje em dia muito tempo passou, mas fazer a barba sempre foi a forma mais tradicional do homem de cuidar da própria aparência.

Sabia que até hoje ainda não foi desenvolvido um aparelho que consiga resolver completamente todos os desafios do ato de se barbear? Conheça 3 características próprias do pelo que tornam tão difíceis manter uma barba perfeita.

O primeiro fator é a espessura do pelo. A parte mais superficial, a cutícula, é muito mais robusta nos pelos da face do que nos cabelos por isso o pelo da barba tem o dobro do diâmetro do cabelo. E quanto mais a espesso, mais força deve ser feita para apará-lo. Mas essa espessura varia dependendo da região do rosto. Dessa forma, para um barbear perfeito, a força aplicada deve ser diferente de acordo com o local da face para o corte ser preciso e uniforme.

Em comparação com os cabelos, outro aspecto que torna difícil manter uma barba bem aparada por bastante tempo é que os pelos da barba são mais assimétricos, elípticos e tem um formato mais variado. Você já deve ter percebido que depois de um tempo sem barbear, surgem vários pelos em diferentes ângulos e formatos na barba, mas saiba que isso é super normal.

Por último, uma das principais causas de irritação na pele após se barbear são o fato de o pelo da barba crescer muito rente à própria pele, em um ângulo menor que 45o. Isso acontece principalmente na pele do pescoço. Se quiser saber mais sobre o porquê é tão comum inflamação e irritação da pele nessa região, leia nosso artigo sobre esse tema.

Publicado por

Thomás Novoa

Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), fellow pela Harvard University, preceptor da Santa Casa do Rio de Janeiro (Instituto Azulay) e dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

mais
MATÉRIAS

Atendimento via WhatsApp
1