- Utilize itens de vestuário com proteção ultravioleta (UV) como eu estou usando na foto. Roupas e lentes com esse tipo de proteção garantem um efeito complementar ao do filtro solar. É muito difícil seguir fielmente a rotina de reaplicar múltiplas vezes o protetor principalmente em viagens, por exemplo, portanto utilize sempre material com esse tipo de proteção em exposições mais prolongadas.
- Parece clichê, mas não se esqueça de aplicar protetor solar diariamente. Como a rotina de reaplicação muitas vezes não é a ideal, oriento sempre produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 50. O sol pode causar três itens indesejados em nossa pele: manchas, rugas e cânceres de pele. E evite sempre queimaduras de sol no verão! Mesmo queimaduras eventuais estão ligadas ao surgimento de alguns tipos específicos e comuns de câncer de pele.
- Busque ativamente sombras em ambientes abertos e, se for possível, se programe para evitar se expor entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. Nessa faixa de horários do dia, estão concentrados os mais altos índices de radiação ultravioleta.
Portanto, integre já neste verão esses novos comportamentos à sua rotina como forma de prevenção de problemas de saúde relacionados à exposição solar.