Aspereza nos braços pode ser ceratose pilar!

DATA DA POSTAGEM

Você com certeza já viu muitos casos de ceratose pilar, mesmo não sabendo o que era. Isso porque é uma condição de pele muito comum!

Ela está frequentemente presente em crianças com dermatite atópica. Mas o mais impressionante é que afeta a maior parte dos adolescentes (50-80%). Além disso, quase metade dos adultos (40%) no mundo todo apresentam ceratose pilar!

Ela é uma desordem da região dos folículos, isto é, as estruturas por onde saem os pelos do corpo. Geralmente surgem já na infância e podem causar aspereza da pele nos braços e pernas.

As lesões na pele são pequenas bolinhas esbranquiçadas ou avermelhadas. A sensação áspera ao toque se deve a plugs foliculares. Esses plugs são como rolhas formadas principalmente por uma proteína chamada queratina.

É importante saber que a condição pode ser herdada. Ou seja, existe uma causa genética. Além disso, diferentes tipos de ceratose pilar já foram descritos.

O tratamento da ceratose pilar muitas vezes é difícil. Mas essa condição pode melhorar ao longo dos anos. O uso de cremes com ácidos e peelings químicos são úteis no tratamento. Além disso, grandes trabalhos sobre o tema citam laser como um dos melhores tratamentos até hoje.

Você já tinha ouvido falar sobre esse assunto? Agende uma consulta para começar seu tratamento hoje.

Se você quiser ler mais sobre esse tema, clique no link abaixo:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546708/

Publicado por

Thamires Cavalcante

Médica formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Dermatologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

mais
MATÉRIAS

Atendimento via WhatsApp
1