Tratamento de dermatite atópica

Dermatite Atópica

Dermatite Atópica é uma das doenças de pele mais comuns em crianças em todo o mundo, mas pode ocorrer também em adultos. É uma condição crônica que pode persistir por muitos anos, com períodos de melhora e exacerbação causando profundo transtorno à qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Por motivos genéticos e ambientais ainda parcialmente compreendidos, há uma desregulação do sistema imune, que fica alterado e reativo a estímulos alérgicos ambientais. Deflagra-se um processo de inflamação da pele com secura, irritação, vermelhidão, aspereza e descamação. É comum sua associação com asma, rinite alérgica e alguns casos de alergia alimentar.

A principal molécula afetada nos pacientes com Dermatite Atópica é a filagrina, uma das principais envolvidas na barreira cutânea da nossa pele. Dessa forma, os pacientes perdem mais água pela pele, precisando usar hidratantes diariamente e estão mais suscetíveis a infecções de pele. Além da hidratação a base do tratamento é a orientação em relação a fatores que desencadeiam as crises de coceira. Deve-se evitar banhos quentes, prolongados, uso de sabonetes inapropriados, algumas roupas sintéticas e estresse emocional. O tratamento da condição envolve medicações tópicas e orais e extensa orientação de cuidados. Nos últimos anos a Dermatologia avançou bastante no tratamento dessa doença, dispondo inclusive de tratamento biológicos específicos. Procure um médico dermatologista para maiores orientações sobre seu diagnóstico e tratamento.

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.