Tratamento de herpes zoster

Herpes-Zóster

Doença comum conhecida popularmente como “cobreiro” ocorre principalmente em população de meia idade e idosos. É causada pela reativação do vírus causador da varicela (a famosa catapora) em algum nervo, geralmente do tórax. Cursa com algumas lesões de pele que pode doer, arder ou coçar. Além disso, o território de ação do nervo acometido pode estar mais sensível, com eventual dor local ao toque. Quando a apresentação for exuberante, muitas áreas do corpo forem acometidas ou o paciente apresentar vários episódios de herpes-zóster em um intervalo de tempo pequeno, deve ser feita uma investigação da imunidade do paciente com exames complementares.

No período de maior atividade do quadro, quando ocorrer a presença de pequenas vesículas e bolhas, a doença é contagiosa. Porém, se o paciente já foi vacinado ou apresentou o quadro de varicela no passado, ele não está vulnerável a esse contágio.

Quando houver qualquer suspeita de herpes-zóster, o paciente deve ser imediatamente avaliado por um médico dermatologista, visto que o tratamento é sempre instituído com o uso de medicação oral. Atrasar o início do antiviral pode aumentar a probabilidade de o paciente evoluir com neuralgia pós-herpética. Essa é a principal complicação do quadro, quando a dor ou sensibilidade na área do nervo afetado persiste por mais de três do quadro de herpes-zóster. 

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.