Hiperidrose (Suor excessivo)
O suor é o meio mais eficaz de regulação da temperatura corporal. Porém, a atividade exagerada das glândulas sudoríparas, conhecida como hiperidrose, é responsável por muitas queixas e desconforto para os pacientes. A hiperidrose é uma condição que favorece o desenvolvimento de outras doenças, como micoses, infecções bacterianas (como queratólise plantar sulcada), verrugas virais e bromidrose. A bromidrose é uma condição que associa odor desagradável à hiperidrose. Ocorre principalmente nas axilas e pés, e está relacionada com a maceração da queratina e degradação bacteriana. A troca frequente das roupas, com higiene adequada, uso de sabonetes antissépticos e corte dos pelos, são medidas utilizadas para minimizar o problema.
Existem algumas opções de tratamento, entre elas estão os anti-transpirantes tópicos, iontoforese, tratamento medicamentoso sistêmico, cirurgias como a simpatectomia, e a aplicação local de toxina botulínica.
A indicação do tratamento dependerá da intensidade, localização dos sintomas e características do paciente. O seu dermatologista o ajudará a escolher a melhor opção de tratamento para o seu caso.
Agende uma consulta para avaliação do seu caso.