Tratamento de psoríase

Psoríase

Psoríase é uma doença inflamatória crônica não contagiosa da pele e articulações que afeta até 2% da população. Ela se manifesta principalmente como placas avermelhadas, espessas e descamativas especialmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Em casos mais graves, pode acometer todo o tronco além de estar relacionada a alterações em palmas, plantas e unhas. O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, o médico dermatologista possui treinamento para descobrir um quadro de psoríase em uma consulta, sendo raramente necessária a realização de uma biópsia para confirmação. Algumas medicações e infecções podem deflagrar o quadro. Além disso, obesidade, hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas são clássicos fatores de piora.

A escolha do tratamento adequado dependerá da extensão das lesões, região do corpo acometida e impacto na qualidade de vida do paciente.

As medicações classicamente indicadas de acordo com os protocolos mais atuais incluem desde produtos tópicos como hidratantes, análogos de vitamina D (calcipotriol), derivados do coaltar e inibidores de calcineurina. Além disso, fazem parte do arsenal terapêutico tratamentos com luz ultravioleta (fototerapia) e medicações orais ou injetáveis, incluindo os mais modernos imunobiológicos. Caso você tenha o diagnóstico de psoríase ou dúvidas sobre o assunto, agende uma consulta para avaliação.

Agende uma consulta para avaliação do seu caso.